O Dia Mundial da Poesia (e da árvore) foi celebrado a 21 de março e teve como objetivo salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade.
A poesia tem uma importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do leitor. Ela possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade em que vivemos. Viver a poesia é viver o mundo – comunicar por meio dos sentidos com os acontecimentos que se passam ao nosso redor.
Assim, para celebrar este dia, foram levadas a cabo várias iniciativas que este ano coincidiram também com a atividade da Semana da Leitura/Feira do Livro:
- estendal de poesia – textos alusivos à poesia em estendais espalhados pela vila com trabalhos elaborados pelo 1º ciclo assim como público em geral e lares/salas de convívio- atividade da Rede de Bibliotecas de Melgaço;
- decoração e exposição de livros alusivos à temática na BE;
- da Rede de Bibliotecas de Melgaço, realizou-se no dia 19 de março de 2025- a atividade Versos com Reversos-Declamação de poesia, a ter lugar na Biblioteca da Escola Superior de Desporto e Lazer, em Melgaço. A atividade envolveu a turma do 6º C, alunos da EPRAMI e alunos da Escola Superior de Desporto e Lazer.
- Declamação de poemas, no espaço da Feira do Livro, por alunos de 5.º ano, a alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo que visitaram a feira, tendo constituído um momento de articulação interciclos;
- No último dia da Semana da Leitura, dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, vídeos com declamação e leitura de poemas, a passar na sala de convívio dos alunos:
-Declamação de poemas por alunos de 6.º ano, num vídeo com gravação de voz;
-Coletânea de leituras de Camões lírico e Camões épico, por alunos do 9.º ano.