Ao longo deste ano letivo, são várias as atividades levadas a cabo para celebrar Camões, o poeta dos poetas!!
Decorridos 500 anos após o seu nascimento, os seus textos continuam a ser apreciados e estimados, constituindo um tesouro literário que importa preservar, partilhar e divulgar e cujo brilho deve ser espalhado por todos. Foi o que o Agrupamento de Escolas de Melgaço que, de atividade em atividade, foi espalhando o brilho e a magia das palavras de Luís Vaz de Camões.
Assim,
- No dia 23.01.2025, foi publicado pela Rede de Bibliotecas Escolares um vídeo com leituras de textos camonianos (poemas e epopeia) por seis alunas do 12.º ano, vídeo esse que, no mesmo dia, passou na sala de convívio dos alunos;
- No dia 28.02.25, no tradicional Desfile de Carnaval, Camões saiu à rua e porque um Camões seria pouco para homenagear tão grandioso vulto da literatura nacional, foram três os membros desta comunidade escolar que vestiram a sua pele e encarnaram o papel com grande entusiasmo e orgulho. Ao longo do percurso do desfile, os três Camões distribuíram, pela assistência, cartões com poemas e estâncias da epopeia de tão extraordinário poeta.
- Durante a Semana da Leitura, que decorreu de 17 a 21 de março:
– Cartazes ilustrativos da Comemoração do V Centenário do Nascimento de Camões, “Pintar Camões”, fizeram parte do cenário, lembrando a todos o poeta que este ano celebra 500 anos, atividade em articulação com a subcoordenação de Educação Visual;
– Exposições de homenagem a Camões:
– Vida e obra de Camões em cartaz, primeiro exposta no exterior, no corredor entre os 4 pavilhões e, neste momento, no átrio exterior à Biblioteca Escolar. À exposição está associado um Kahoot elaborado pelos alunos do 10º E, na disciplina de Português;
– As plantas na obra poética de Camões – recolha das variadas plantas presentes na obra camoniana, em exposição na BE;
– No último dia da Semana da Leitura, dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, coletânea em vídeo de leituras de Camões lírico e Camões épico, por alunos do 9.º ano, a passar na sala de convívio dos alunos.
- “Ler Camões” no Agrupamento, por alunos de 11.º e 12.º anos que levaram o poeta dos poetas aos diferentes espaços e serviços da Escola Básica e Secundária, partilhando, deste modo, alguns dos seus poemas e estâncias d’Os Lusíadas com os membros da comunidade escolar.
E assim temos celebrado, com entusiasmo, dedicação e alegria, o maior poeta da língua portuguesa, um poeta único e genial, do qual nos devemos orgulhar e, para que não seja esquecido, façamos tal como Camões se propôs fazer n’Os Lusíadas, “Cantando espalharei por toda a parte”, e cantemos, nas aulas de Português, na escola, na comunidade e em qualquer lugar, os seus textos. Só quem conhece a obra de um autor a pode valorizar, só quem contacta com a arte aprende a apreciá-la, porque, tal como o próprio Camões disse, “quem não sabe arte, não na estima”.