Exposição Love Velo. Xosé Velo e o princípio do fim do Salazarismo

Encontra-se na biblioteca escolar, até dia 15 de dezembro, a Exposição “Love Velo. Xosé Velo e o princípio do fim do Salazarismo” para quem quiser visitar.

“– percurso multimédia pela vida e obra de José Velo Mosquera, um notável político e escritor nascido em Celanova em 1916, mas infelizmente muito pouco conhecido e pouco reconhecido.

Em 1959 fundou o DRIL (Diretório Revolucionário Ibérico de Libertação) com um grupo de exilados espanhóis e portugueses. No início de 1961 dirigiu, juntamente com o galego Soutomaior e o português Galvão, o sequestro do transatlântico Santa Maria, uma ação que visava denunciar internacionalmente as duas ditaduras ibéricas. O governo brasileiro acolheu os sequestradores como refugiados políticos, e Velo e seu filho Victor, que também havia participado do sequestro, se estabeleceram em São Paulo.

Estreia do documental Xosé Velo, 50 anos depois através de um documentário que nos conta o contexto da luta antifranquista em Vigo, onde Velo passou uma parte muito importante da sua vida e onde nasceu o seu único filho vivo, Víctor Velo. integrado na exposição. “

Documental

Deixe um comentário