Dia Mundial da Água: 22 de Março de 2025
No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, uma data dedicada a alertar as populações e os governos sobre a importância da preservação e poupança deste recurso natural tão precioso. Essencial para a vida, a água é vital para a existência dos seres humanos, da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.
A Escola Básica de Melgaço não é indiferente a esta problemática e incentivou os seus alunos do 5.º e 6.º anos a participarem e criarem trabalhos temáticos sobre a água. Estes trabalhos estão em exposição na biblioteca escolar e visa sensibilizar a comunidade educativa para a importância deste recurso e da sua preservação.
Além das atividades escolares, neste dia especial, haverá ainda a campanha “H2Off – Hora de Fechar a Torneira”, destinada a toda a população. A iniciativa apela a um gesto simbólico, pedindo a todos que não utilizem as torneiras entre as 22h00 e as 23h00. Este ato simples pretende despertar a consciência coletiva sobre a importância da água e o seu uso consciente.
Também a campanha mundial, chamada “Be the change” (SÊ A MUDANÇA), convida todos a reavaliar os seus hábitos de consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, e que cada um assuma o compromisso de adotar práticas mais sustentáveis no que diz respeito ao trato da água.
Para reforçar a mensagem, recomendamos o visionamento da curta-metragem de animação “Aquametragem”, que ensina, de forma educativa e envolvente, como gerir o consumo de água. O vídeo está disponível para todos através deste link: Aquametragem no YouTube (https://www.youtube.com/
Neste Dia Mundial da Água, lembre-se de que pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Preserve, conserve e valorize esse recurso precioso. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável! Torne-se parte da solução. Cada gota conta!