Mais uma vez, de 15 a 30 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Melgaço desenvolveu a campanha “Onda Rosa“, com o objetivo de Sensibilizar e Alertar a comunidade educativa para a importância da prevenção e da deteção precoce do cancro da mama.
As coordenadoras de Saúde Escolar, de Cidadania e Desenvolvimento em articulação com as DTs e todos alunos do 12º ano, Turmas A e B e os docentes que lecionam a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com os respetivos alunos desenvolveram várias iniciativas de forma a dinamizar a prevenção e diagnóstico do cancro da mama.
Destacam-se as seguintes atividades:
– Produção de cartazes, decoração da árvore na BE e de vários espaços exteriores com laços e com outros materiais reutilizados;
– Distribuição de laços e pulseiras rosa, precedida de um enquadramento pedagógico a todos os elementos da escola sobre a campanha.
– Participação no desafio proposto pela LPCC – Ao encontro dos EPIs do cancro da mana (Envolvimento, Proteção e informação).
No dia 27 e 28 de outubro (quarta-feira e quinta-feira), respetivamente, comemorou-se o Dia Rosa, com o convite prévio à Comunidade Escolar para se vestir neste dia de cor-de-rosa. Nestes dias os alunos de 12º ano proporcionaram um momento musical, com letra, música e coreografia alusiva à campanha em causa. O registo da efeméride deu lugar á edição do vídeo onda rosa.
Estas atividades só foram possíveis com muito espírito colaborativo entre todos. No entanto, um agradecimento especial ao professor José Manuel responsável pela decoração, ao professor Arsénio responsável pelo som, aos assistentes operacionais, alunos e docentes envolvidos.

 

Vídeo – Onda Rosa

Onda Rosa