À semelhança do convite recebido há 25 anos atrás, a nossa escola foi convidada pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas! a participar numa atividade que envolve o património imaterial comum a portugueses e galegos e que inclui a edição de um livro-CD-DVD protagonizado por alunos das escolas e pessoas portadoras do património imaterial com o nome de “Cantamos nós!”.
Após a inscrição da escola, a escolha e a aprendizagem do tema musical “Meninas vamos ao vira”, realizou-se em espaço de sala de aula a escolha/casting dos alunos para participar no projeto. Surgiu também a ideia de desenvolver uma parceria com o Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, envolvendo os alunos da escola que integram a entidade e também proporcionar visibilidade do trabalho que realizam.
No dia 24 maio a equipa móvel chegou à escola para a gravação juntamente com o “padrinho” da nossa escola, o cantor Daniel Pereira Cristo. Após pequenos ajustes musicais e técnicos, foram realizadas as gravações das vozes das solistas e do coro. Depois, todos nos deslocamos à Torre de Menagem para se conseguir boas imagens locais e de todos, incluindo do grupo de dançarinos que puderam apresentar a coreografia que acompanha a melodia.
Enquanto aguardamos o lançamento do CD/DVD e a apresentação do Projeto à UNESCO como “modelo das melhores práticas com o património” por parte de Portugal e Espanha, ficam algumas fotografias tiradas no dia.

Vídeo

Menina vamos ao vira