Atividade:  Onda Rosa
Público-alvo:  Comunidade Educativa
Local:  Escola Básica e Secundária de Melgaço
Data de realização:  15 a 30 de outubro de 2019

De 15 a 30 de outubro, como já vem sendo tradição o Agrupamento de Escolas de Melgaço desenvolveu a iniciativa “Onda Rosa”, que incluiu várias atividades com o objetivo de sensibilizar e alertar a Comunidade Educativa para a importância da prevenção e da deteção precoce do cancro da mama. Com os lemas Diagnóstico Precoce, Alimentação Saudável e Exercício Físico.
A Equipa Multidisciplinar de Educação para a Saúde, em conjunto com o SPO e com os docentes que lecionam a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento desenvolveram várias atividades de forma a sensibilizar para a prevenção do cancro da mama.Assim, decorreram as seguintes atividades:
– Árvore Rosa com laços , soutiens e cartazes;
– Ilustração de marcadores de livros;
– Laços rosas, os alunos foram convidados a fazer um laço rosa com reutilização de materiais, para colocar no gradeamento no espaço da escola, cujo resultado superou as expetativas;
– Dia Rosa, dia 30 de outubro (quarta-feira), a Comunidade Educativa, vestiu-se de cor-de-rosa; houve a possibilidade de tirar uma Foto Rosa, com um caixilho decorado com esta cor. O momento mais apoteótico e conclusivo desta atividade foi um momento de dança – Dançar pela prevenção.

 

A concretização das atividades só foi possível com a ajuda e colaboração de todos. Queremos agradecer em especial ao professor José Manuel, responsável pela decoração, ao professor Arsénio, responsável pelo som, aos assistentes operacionais, aos alunos e docentes envolvidos. Ainda um muito obrigado ao Hotel Monte de Prado e Emotions Travel pelo patrocínio das t-shirts. Somos gratos ao Centro de Saúde para presença e à Liga Portuguesa Contra o Cancro pela promoção destas causas.

Onda Rosa