ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MELGAÇO


 

O Concelho de Melgaço, integrado no distrito de Viana do Castelo, no extremo Norte de Portugal, em pleno Alto Minho, estende-se desde o rio Minho até às serras da Peneda e do Soajo.

Ocupa uma superfície de 232 quilómetros quadrados, dividida por dezoito freguesias, a saber: Alvaredo, Castro Laboreiro, Chaviães, Cousso, Cristóval, Cubalhão, Fiães, Gave, Lamas de Mouro, Paços, Paderne, Parada do Monte, Penso, Prado, Remoães, Roussas, S. Paio e Vila. Demarcado pelos rios Minho, Trancoso, Castro Laboreiro e Mouro, confronta com Arcos de Valdevez (em plena serra da Peneda), Monção e com os Concelhos galegos de Entrimo, Verea, Lobera, Quintel de Leirado, Padrenda e Creciente.
A Vila dista 96 Km de Viana do Castelo, cerca de 100 Km de Braga e 160 Km do Porto. A cidade galega de Orense fica-lhe a 60 Km. Facilitando as ligações, privilegiadas, com a vizinha Galiza, Melgaço conta com três fronteiras: a principal, a de S. Gregório, a cerca de nove quilómetros da Vila, junto à povoação galega de Puente Barjas; a da Ameijoeira, na zona montanhosa da freguesia de Castro Laboreiro, ligando a Entrimo; e a de S. Marcos, no lugar de Peso (Paderne), ligando à povoação de Arbo, na Galiza, através da ponte internacional.