BANDEIRA VERDE ECO-ESCOLA - 2015/2016


O Agrupamento de Escolas de Melgaço venceu no ano lectivo 2015/2016 o prémio “Bandeira Verde Eco-Escola”, atribuído pela Associação Bandeira Azul Europeia (ABEA). Tal facto deveu-se ao empenho dos professores e alunos que participarem na criação da horta biológica, no fabrico do Depositrão e respetiva recolha de pilhas, na criação do projeto “MelgaCharco”, no desafio “Biodiversity4all”, participação no desafio painel/photo wall e rota biodiversidade(UHU), criação do blog “Duo fotográfico”, participação no Concurso Nacional Eco-Código, criação da “Brigada do Ambiente“ e outros trabalhos levados a cabo nas Escolas pertencentes ao Agrupamento.

A transversalidade do projeto permitiu um desenvolvimento interdisciplinar de aprendizagens diversas. Procurámos incutir em toda a Comunidade Escolar o gosto por novos conhecimentos, aumentando o espírito crítico na resolução das causas ambientais.

A atribuição deste galardão integra o Eco-Escolas, um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, este projecto foi implementado em Portugal no ano letivo 1996/1997 sob a coordenação da ABAE (Associação Bandeira Azul Europa).

Este programa pretende encorajar o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

No passado dia 30 de setembro, realizou-se a cerimónia de entrega do galardão em Aveiro, onde esteve presente o professor responsável pelo projecto, a sub-diretora do Agrupamento, uma professora dinamizadora de atividades e uma representante da Câmara Municipal de Melgaço em representação do Agrupamento e do município de Melgaço.


Coordenador de Projetos: José Manuel Gonçalves


 
 
 
 
 

Atividade recente